Patrimônio Histórico-Cultural

biblioteca-municipalBiblioteca Municipal Orlando Nascimento

Localizada no Centro de Santa Teresa, homenageia escritor teresense. Funciona na antiga sede da Delegacia de Polícia do Município.;

Email: biblioteca@santateresa.es.gov.br

Funcionamento: quinta-feira a domingo, e feriados, 8h às 16h

casa-lambert-02Casa Lambert

Construída em 1875, pelos irmãos imigrantes italianos Antônio e Virgílio Lambert, foi uma das primeiras construções do Município. É tombada como Patrimônio Histórico Estadual desde 1985. Atualmente, funciona como Casa de Memória, contando a história da Família Lambert e da imigração italiana no Município.

Construção em estuque, também conhecido como tabique, taipa ou pau-a-pique.

Em frente à residência foi edificada a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1899, que abriga em seu interior uma imagem da santa esculpida em madeira por Antônio Lambert.

Email: casalambert@santateresa.es.gov.br

Funcionamento: quinta-feira a domingo, e feriados, 9h às 12h / 13:30h às 16:30h

Ingresso: 2,00 (Inteira)

img_7785Centro Histórico

Santa Teresa conta com inúmeros remanescentes  arquitetônicos. Ao caminhar pelas ruas da cidade é possível conferir diversos casarios que representam a singeleza das técnicas construtivas do período da colonização italiana. As principais vias apresentam sinuosidade e estreiteza características peculiares da maioria dos centros históricos. É compreendido pelas ruas: Coronel Bonfim Junior, Coronel Avancini, Getúlio Vargas, Jerônimo Vervloet e entrono da Praça Augusto Ruschi.

27667735550_d2274dfd0c_oGaleria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini

Localizada no centro de Santa Teresa, recebeu este nome em homenagem à escritora teresense. É composto por três pavimentos ondem encontram-se: no primeiro pavimento a Galeria do Artesanato e da Agroindústria, administrada pela Associação de Produtores de Artesanato e da Agroindústria de Santa Teresa – APROAAST; no segundo pavimento o Museu da Cultura e Imigração Italiana em Santa Teresa; e no terceiro pavimento o Centro de Convivência do Idoso.

Funcionamento: diariamente, de 8h às 17h.

15540917_352644615106857_3125774401815540356_oMemorial Casa do Cedro

O Memorial Casa do Cedro foi criado para compartilhar através da arte a história de uma família de descentes de imigrantes. É composto por exposição de pinturas e acervo histórico.

Telefone: (27) 3259-1308 / 999729673

Funcionamento: Quarta a domingo e feriados, 8h às 17h.

Ingresso: 10,00 (Inteira)

Museu da Cultura e Imigração Italiana em Santa Teresa

Localizado na Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini, tem o objetivo difundir a história e o patrimônio cultural teresense, através da exposição “Santa Teresa – Nostra Terra, nostra gente!”.

Email: museudaimigracao@santateresa.es.gov.br

Funcionamento: Quinta a domingo, e feriado, 9h às 12h / 14h às 17h

Ingresso: 2,00 (Inteira)

Praça Augusto Ruschi2-praca-augusto-ruschi

Localizada na parte central da cidade, foi construída no ano de 1936 e segue o traçado dos jardins europeus. É conhecida pelos teresenses como “jardim”. Possui coreto, chafariz, busto em homenagem a Augusto Ruschi e monumento em homenagem aos ex-combatentes teresenses da 2ª Guerra Mundial.

Rarquivo-setur-yuri-barichivich1ua Coronel Bonfim Júnior –Rua do Lazer

Denominada turisticamente como Rua do Lazer, fica localizada no centro da cidade e caracteriza-se  por um conjunto arquitetônico muito rico e que hoje abriga um importante centro gastronômico da cidade, aliando diversas opções gastronômicas, requinte, música, arte e cultura.